A Rede pela Diversidade e Inclusão LGBTI (REDI), criada por 24 empresas fundadoras, realizou na terça-feira o seu ato de lançamento oficial em Portugal, numa apresentação pública que coincidiu com o EuroPride Lisboa 2025. O encontro, que decorreu no Auditório da Cuatrecasas, marcou o início público de uma rede empresarial focada na inclusão LGBTI no contexto corporativo português.
“Hoje apresentamos à sociedade um projeto feito em Portugal e para Portugal. A REDI Portugal quer ser uma aliada fundamental para as empresas que apostam na mudança e no respeito,” declarou João Mattamouros Resende, Presidente da REDI Portugal, advogado e sócio da Cuatrecasas.
O evento de lançamento contou com a participação de representantes das empresas fundadoras, profissionais do meio empresarial, entidades aliadas e personalidades da área da promoção da diversidade. A sessão incluiu uma mesa redonda corporativa sobre a importância da diversidade na liderança e cultura corporativa, a entrega de diplomas de adesão e uma palestra inspiradora.
O estudo Diversity at Work da ManpowerGoup, realizado em 2021, concluiu que as pessoas LGBTI não se sentem seguras nos ambientes de trabalho, e 46% não dão a conhecer esta dimensão da sua identidade numa entrevista de emprego.
Diversidade gera valor às empresas
Por outro lado, dados do Relatório Anual do Observatório da Discriminação contra Pessoas LGBTI+ em Portugal (2020-2022), elaborado pela ILGA Portugal, indicou que quase quatro em cada dez pessoas LGBTI foram alvo de piadas ou comentários depreciativos no local de trabalho, e a falta de um compromisso explícito com a diversidade e inclusão LGBTI nas empresas leva muitas pessoas a abdicar de medidas de conciliação ou de direitos laborais.
No entanto, a diversidade gera valor para as empresas. O ‘Diversity Matters Even More’ 2023, da McKinsey, revelou que do ponto de vista da competitividade e da produtividade, as empresas com maior diversidade têm 39% mais probabilidade de superar, nos resultados financeiros, as empresas com menor diversidade. E do ponto de vista da atração e retenção de talento, 76% das pessoas à procura de emprego valoriza uma cultura inclusiva quando escolhe onde trabalhar (Diversity and Inclusion Workplace Survey, Glassdoor, 2020).
“O lançamento público da REDI representa um passo importante para a visibilidade da diversidade LGBTI nos ambientes de trabalho em Portugal e reforça o compromisso das empresas aderentes com progredir para culturas organizacionais mais justas, inclusivas e diversas. Com o seu lançamento oficial, a REDI Portugal inicia uma nova etapa cheia de desafios e oportunidades para transformar o tecido empresarial do país”, destaca a Associação Rede pela Diversidade e Inclusão LGBTI num comunicado.
As grandes empresas fundadoras da REDI são Grupo Ageas Portugal, Airbus, Brico Depôt, Coca-Cola Europacific Partners, Cuatrecasas, El Corte Inglés, Nippon Gases, PLMJ, PwC, Repsol, Siemens e SONAE. Por outro lado, a lista de médias empresas é composta por Colgate-Palmolive, Esprinet Portugal, FCC Construcción Portugal, Gilead, Hydro e Uría Menéndez Abogados. Finalmente, a lista de pequenas empresas é constituída por Amadeus, BCD Travel, CCSL Advogados, GCIMEDIA Group, L’Éléphant e pur’ple. No evento, deu-se ainda as boas-vindas à Inditex (categoria de grande empresa), à Tinkle e à Kyowa Kirin (como pequenas empresas).